O objetivo do
trabalho era fazer um plano de aula, com exercícios, voltado para algum assunto
da área de morfossintaxe. O tema abordado no nosso plano foi o sujeito em seus
vários tipos (simples, composto, oculto, indeterminado e inexistente). Alguns
dos exercícios foram elaborados por nós e outros retiramos de alguns
vestibulares e concursos.
Série: 2°
ano do Ensino Médio Aulas: 2
aula/hora
Conteúdo:
Classificações
do sujeito (Simples, Composto, Oculto, Indeterminado e Inexistente).
Estratégia:
O
conteúdo será atribuído em duas aulas. Na primeira aula nos aprofundaremos no
sujeito simples, composto, oculto e na segunda aula será visto o sujeito
indeterminado e a oração sem sujeito. Ao termino do conteúdo será dado
exercícios para que assim possamos ter o feedback dos alunos.
Objetivo:
Revisar
o conteúdo e preparar o aluno para os vestibulares. Fazer com que o aluno saiba
utilizar e identificar de forma eficaz o sujeito e suas classificações nos
diversos gêneros textuais e também facilitar a aprendizagem quando chegar ao
conteúdo sobre vírgula.
Recursos Didáticos:
Livros
didáticos, lousa, exercícios
Avaliação:
Os
alunos serão avaliados por meio das resoluções dos exercícios, e participação
dos alunos nos assuntos orais em sala de aula.
Atividades
1) Na tira a baixo há um tipo de sujeito. Identifique-o e justifique.
2)
Após a leitura do texto abaixo, identifique qual o tipo de sujeito e justifique.
Deputados do PFL defendem a demissão
dos presidentes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Eles reagem
contra projeto para fechar agências das duas instituições.
O partido reclama de falta de
negociação prévia antes do fechamento de agências onde não há bancos oficiais. Folha de S. Paulo, 5/6/1995.
A)
Transcreva e classifique o sujeito da primeira oração.
B)
Faça o mesmo em relação à segunda oração.
3)
Tendo em vista o conhecimento do que é sujeito, você terá que escrever uma
oração, pode ser do seu cotidiano, e identificar o sujeito.
4) No
trecho “Borboletas brancas são alegres e francas.” retirado do poema de
Vinicius de Moraes – Borboletas. Quem é o sujeito?
5) Na
frase “Pedro, José, Maria e Ana chegaram de viagem tem duas semanas.” Qual é o
tipo de sujeito?
6) (FMU-SP)
“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas. De
um povo heroico brado retumbante...”
Artigo: França – Português.
Artigo: França – Português.
O sujeito desta afirmação com que se inicia o
Hino Nacional é:
a) indeterminado
b) “um povo heroico”
c) “as margens plácidas”
d) “do Ipiranga”
e) “o brado retumbante”
7) (MACK) – Assinale a
alternativa em que nada funciona como sujeito.
a) Nada vi.
b) Nada quer.
c) Nada somos.
d) Nada me perturba.
e) N.d.a.
8) (FUVEST) – Assinale a alternativa em que há oração sem
sujeito.
a) Existe
um povo que a bandeira empresta.
b) Embora
com atraso, haviam chegado.
c)
Existem flores que devoram insetos.
d) Alguns
de nós ainda tinham esperança de encontrá-lo.
e) Há de
haver recurso desta sentença.
9) (UEPG) – Só num caso a oração é sem sujeito. Assinale-a.
a)
Faltavam três dias para o batismo.
b) Houve
por improcedente a reclamação do aluno.
c) Só me
resta uma esperança.
d) Havia
tempo suficiente para as comemorações.
e) N.d.a.
10) (UFMA) –
Há sujeito indeterminado em:
a) O pássaro voou assustado.
b) Surgiram reclamações contra o cruzado.
c) Ouvem-se vozes na sala vizinha.
d) Ali, rouba-se no atacado e no varejo.
e) Vendeu-a casa.
a) O pássaro voou assustado.
b) Surgiram reclamações contra o cruzado.
c) Ouvem-se vozes na sala vizinha.
d) Ali, rouba-se no atacado e no varejo.
e) Vendeu-a casa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Redação Mundo Vestibular. Exercícios de Sujeito e Predicado. Disponível em: <http://www.mundovestibular.com.br/articles/9291/1/Exercicios-de-Sujeito-e-Predicado/Paacutegina1.html>
Acesso em: 09 nov. 2015.
AMARAL, Emília. et. al. Português Novas palavras. Volume único. _______. ______: FTD.
[1] Disponível
em: <http://www.funwithportuguese.com/portuguese-comic-strip-2-mafalda/>
acesso em 09 nov. 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário