domingo, 15 de novembro de 2015

Plano de Aula

O objetivo do trabalho era fazer um plano de aula, com exercícios, voltado para algum assunto da área de morfossintaxe. O tema abordado no nosso plano foi o sujeito em seus vários tipos (simples, composto, oculto, indeterminado e inexistente). Alguns dos exercícios foram elaborados por nós e outros retiramos de alguns vestibulares e concursos.


Série: 2° ano do Ensino Médio        Aulas: 2 aula/hora

Conteúdo:

Classificações do sujeito (Simples, Composto, Oculto, Indeterminado e Inexistente).

Estratégia:

O conteúdo será atribuído em duas aulas. Na primeira aula nos aprofundaremos no sujeito simples, composto, oculto e na segunda aula será visto o sujeito indeterminado e a oração sem sujeito. Ao termino do conteúdo será dado exercícios para que assim possamos ter o feedback dos alunos.

Objetivo:

Revisar o conteúdo e preparar o aluno para os vestibulares. Fazer com que o aluno saiba utilizar e identificar de forma eficaz o sujeito e suas classificações nos diversos gêneros textuais e também facilitar a aprendizagem quando chegar ao conteúdo sobre vírgula.

Recursos Didáticos:

Livros didáticos, lousa, exercícios

Avaliação:

Os alunos serão avaliados por meio das resoluções dos exercícios, e participação dos alunos nos assuntos orais em sala de aula.

Atividades


1)    Na tira a baixo há um tipo de sujeito. Identifique-o e justifique.

Fonte: Fun with portuguese[1]

2) Após a leitura do texto abaixo, identifique qual o tipo de sujeito e justifique.
Deputados do PFL defendem a demissão dos presidentes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Eles reagem contra projeto para fechar agências das duas instituições.
O partido reclama de falta de negociação prévia antes do fechamento de agências onde não há bancos oficiais.                                            Folha de S. Paulo, 5/6/1995.

A) Transcreva e classifique o sujeito da primeira oração.
B) Faça o mesmo em relação à segunda oração.

3) Tendo em vista o conhecimento do que é sujeito, você terá que escrever uma oração, pode ser do seu cotidiano, e identificar o sujeito.

4) No trecho “Borboletas brancas são alegres e francas.” retirado do poema de Vinicius de Moraes – Borboletas. Quem é o sujeito?

5) Na frase “Pedro, José, Maria e Ana chegaram de viagem tem duas semanas.” Qual é o tipo de sujeito?

6) (FMU-SP)
“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas. De um povo heroico brado retumbante...”
Artigo: França – Português.
 
O sujeito desta afirmação com que se inicia o Hino Nacional é: 
a) indeterminado 
b) “um povo heroico” 
c) “as margens plácidas” 
d) “do Ipiranga” 
e) “o brado retumbante”

7) (MACK) – Assinale a alternativa em que nada funciona como sujeito. 
a) Nada vi. 
b) Nada quer. 
c) Nada somos. 
d) Nada me perturba. 
e) N.d.a.

8) (FUVEST) – Assinale a alternativa em que há oração sem sujeito. 
a) Existe um povo que a bandeira empresta. 
b) Embora com atraso, haviam chegado.
c) Existem flores que devoram insetos. 
d) Alguns de nós ainda tinham esperança de encontrá-lo. 
e) Há de haver recurso desta sentença.

9) (UEPG) – Só num caso a oração é sem sujeito. Assinale-a. 
a) Faltavam três dias para o batismo. 
b) Houve por improcedente a reclamação do aluno. 
c) Só me resta uma esperança. 
d) Havia tempo suficiente para as comemorações. 
e) N.d.a.

10) (UFMA) – Há  sujeito indeterminado em: 
a) O pássaro voou assustado.
 
b) Surgiram reclamações contra o cruzado.
 
c) Ouvem-se vozes na sala vizinha.
 
d) Ali, rouba-se no atacado e no varejo.
 
e) Vendeu-a casa.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Redação Mundo Vestibular. Exercícios de Sujeito e Predicado. Disponível em: <http://www.mundovestibular.com.br/articles/9291/1/Exercicios-de-Sujeito-e-Predicado/Paacutegina1.html> Acesso em: 09 nov. 2015.


AMARAL, Emília. et. al. Português Novas palavras. Volume único. _______. ______: FTD.



[1] Disponível em: <http://www.funwithportuguese.com/portuguese-comic-strip-2-mafalda/> acesso em 09 nov. 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário